sexta-feira, 7 de novembro de 2008


A Baleia azul é o maior animal jamais conhecido na Terra, medindo de 20 a 30 m e algumas chegam a pesar mais de 160 toneladas. Esta pode viver até aos 100 anos, passando grande parte da sua vida a navegar sozinha ou em grupos de 3 ou 4, atravessando os mares frios e alimentando-se nas correntes de criaturas marinhas minúsculas.
Apesar de já estar protegida há 40 anos, continua a extinguir-se progressivamente. Isto deve-se ao facto no século XX a baleia ter começado a ser caçada, encontrando-se neste momento perto da extinção pela sua carne e óleo. Estas são também ameaçadas pelas redes de pesca, barcos em alto mar, equipamentos de sonar de submarinos e barcos, bem como pelo aumento da poluição que se tem verificado nestes últimos anos. Cerca de 7 das 13 espécies correm risco de extinção ao serem confrontadas com o ataque dos efluentes químicos e dos pesticidas que são lançados ao mar. As substâncias poluentes fixam-se na sua gordura e, posteriormente, no leite materno que alimenta os baleotes. Mais tarde, provocam ainda alterações no seu sistema imunitário, nervoso e reprodutivo.

Curiosidades


. A baleia azul possui uma pele com 30 cm de espessura, um coração do tamanho de um carro.

. A baleia produz um som com uma intensidade até 188 decibéis. Nada no mundo produz um som tão intenso. Uma pessoa exposta a um som próximo dos 190 decibéis morre instantaneamente, ou seja, a baleia pode matar um homem com um grito.

Sem comentários: